A Polícia Civil de São Paulo anunciou o delegado de classe especial João Batista Palma Beolchi como novo corregedor-geral da instituição. A nomeação foi confirmada por meio de decreto assinado pelo vice-governador do Estado, Felicio Ramuth (PSD), publicado em 30 de janeiro, no Diário Oficial (DOE).
Boelchi assume o cargo no lugar de Rosemeire Monteiro de Francisco Ibañez, que pediu afastamento do cargo em dezembro do ano passado, após o investigador Eduardo Monteiro – sobrinho dela – passar a ser investigado por possível elo com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Monteiro foi implicado na investigação do assassinato do delator do Primeiro Comando da Capital (PCC), Antonio Vinicius Lopes Gritzbach, de 38 anos, em novembro. O acusado foi preso em dezembro por meio da Operação Tacitus, fruto da parceria entre a Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
A ação foi resultado do cruzamento de diversas investigações sobre o PCC, sendo um desdobramento da delação de Gritzbach. Entre os presos, estão também o delegado Fábio Baena, além de outros investigadores da Polícia Civil de São Paulo.
Na época das prisões, o escritório Bialski Advogados Associados, à frente da defesa de Baena e Monteiro, afirmou que a prisão dos dois se constituiu em "arbitrariedade flagrante". "Ambos compareceram espontaneamente para serem ouvidos e jamais causaram qualquer embaraço às repetidas investigações", ressaltou.
QUEM É O NOVO CORREGEDOR DA POLÍCIA CIVIL DE SP
Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado, João Batista Palma Beolchi tem 27 anos de carreira. Em 17 deles, o delegado atuou na Controladoria Geral do Estado, como corregedor e coordenador do setor de inteligência e combate à corrupção, e na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
O novo corregedor-geral da Polícia Civil passou também por delegacias das zonas sul e oeste da capital, além de ter atuado na Divisão de Crimes de Trânsito do Detran de São Paulo. Ele também é professor universitário, autor de livros e soma seis condecorações, segundo a Pasta.
fonte: diariodonordeste
0 Comentários