Trump impõe novas tarifas a seis países e amplia tensão comercial

U.S. President Donald Trump signs an executive order in the Oval Office of the White House in Washington, U.S., February 10, 2025. Reuters/Kevin Lamarque/Proibida reprodução

O chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, divulgou nesta quarta-feira (9) um novo conjunto de notificações com alíquotas tarifárias para seis nações: Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia e Filipinas.

Segundo as comunicações enviadas, a Argélia, o Iraque e a Líbia serão taxados com tarifas de 30%, enquanto Brunei e Moldávia terão acréscimos de 25%. Já as Filipinas enfrentam uma taxa de 20% sobre determinados produtos importados.

No início da semana, na segunda-feira (7), os Estados Unidos já haviam emitido as primeiras notificações para o Japão e a Coreia do Sul, estabelecendo uma tarifa de 25% para as importações desses países, a partir de 1º de agosto.

Conversas em andamento

Na mesma data, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, declarou estar prestes a anunciar uma série de medidas comerciais nas próximas 48 horas. Ele relatou que sua caixa de entrada de e-mails estava repleta de mensagens de última hora com tentativas de negociação por parte de países que desejam fechar acordos antes da nova data-limite, agora estendida para 1º de agosto.

Bessent, no entanto, não detalhou quais nações estariam próximas de firmar compromissos nem quais seriam os termos em questão. Trump tem mantido a comunidade internacional em estado de atenção diante do possível desfecho de longas rodadas de conversas com governos interessados em escapar das elevadas tarifas ameaçadas por Washington.

Postar um comentário

0 Comentários